•  
     

Uma Das Chegadas mais emocionantes da F1

Brabham Vs Surtees
O grande prêmio da Itália contava com a estréia do novo carro da Honda, desenvolvido juntamente com a Lola (vulgo Hondola), guiado por John Surtees. Na classificação, Jim Clark e sua Lotus ficaram com a primeira posição, seguido por Jack Brabham. Graham Hill, com a outra Lotus, saiu em oitavo seguido pelo carro da Honda.

As duas Lotus foram para a liderança em poucas voltas. Oponentes como Denny Hulme e Dan Gurney ficaram pelo caminho. Clark teve um problema com uma das rodas e perdeu uma volta enquanto reparava o problema. Sendo assim, a liderança ficou com Hill.

Imagem
Mas o que se viu foi inacreditável. Clark andou no limite e foi se recuperando e assim que Graham Hill parava com problemas no motor na volta 59, o britânico da Lotus número 20 conseguia ultrapassar Jack Brabham e assumir novamente o primeiro posto. A corrida parecia definida, com Clack a frente e uma disputa acirrada pelo segundo lugar atraia toda a atenção, Brabham contra Surtees.

O grande esforço de Clark teve um preço alto. Seu carro ficou sem combustível na última volta, quando Colin Chapman já corria para a linha de chegada esperando seu piloto.

Com Clark bem lento, a vitória ficou aberta para os dois pilotos que vinham a seguir. Antes de entrar na parabólica, Brabham põe o carro por dentro, porém não consegue controlar e o deixa escapar, com Surtees fazendo uma manobra parecido com um “xis”. Eles entraram na reta bem próximos, e cruzaram a linha, com Surtees a dois décimos a frente do australiano.