•  
     

Verdade ou Mentira: História do Brasil

historia-do-brasil.jpg

pedro-alvares-cabral.jpg
pedro-alvares-cabral.jpg (26.87 KiB) Visto 51 vezes
Você se considera uma pessoa bem informada? Faça um teste: 10 informações que podem ser verdadeiras ou falsas. Cabe a você classificá-las, através dos seus comentários, ao final de cada post.

1. Não é verdade que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil no ano de 1500. Seis anos antes, em 1494, portugueses e espanhóis já haviam estado aqui e dividiram o território brasileiro entre si, através do Tratado de Tordesilhas.

2. O quadro de Pedro Américo que retrata o grito “Independência ou morte!”, dado por D. Pedro I, às margens do riacho Ipiranga, não tem nada a ver com a realidade, é apenas uma fantasia do pintor.

3. A princesa Isabel, chamada “A Redentora”, que, no dia 12 de junho de 1884 assinou a Lei Áurea, extinguindo a escravatura no Brasil, tinha vários escravos, que conservou, mesmo depois da Abolição.

4. O famoso sertanista Orlando Villas-Boas, primo do músico Heitor Villa-Lobos, foi devorado, em 1987, pelos índios curupiris, habitantes das margens do Rio Catavento, em Mato Grosso do Norte.

5. Na escola, os professores ensinam que o nosso País teve 2 nomes, antes de se chamar Brasil: Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz. Mas a verdade é que o Brasil teve 8 nomes, antes do atual.

6. O almirante Pedro Álvares Cabral não era almirante coisa nenhuma. Ele era simplesmente o capitão-mor da esquadra de navios que chegou ao Brasil.

7. Dom Pedro II financiou as pesquisas de Alexander Graham Bell, o inventor do telefone.

8. Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes, tinha uma barba tão comprida que lhe chegava à altura do umbigo. Seus cabelos batiam-lhe na cintura. E nunca foi dentista, ele era formado em engenharia.

9. O imperador Pedro I foi pai de 14 filhos.

10. O negro Zumbi (Zumbi dos Palmares) tido como um herói da abolição da escravatura, na verdade possuía escravos que não foram libertados, nem mesmo depois da abolição.
 
oi eu sou o goku