•  

Você conhece Manejo Integrado de Pragas ?

Bom galera, como aspirante a futuro Engenheiro Agrônomo, vou postar aqui alguns conhecimentos que já adquiri na Universidade e que acho interessante todos conhecerem !

Bem, Manejo Integrado de Pragas, ou também conhecido como MIP é um método de controle de pragas agrícolas que se baseia no uso do Controle Biológico, ou seja, insetos combatendo insetos, sendo chamados de Inimigos naturais, apesar de ajudar o homem no campo, é chamado de inimigos :icon_lol:

O Brasil é o maior produtor agrícola do mundo como todos sabem, o que nao sabem é que quase metade da nossa colheita é perdida antes do beneficiamento, e grande parte desse desperdícil é por causa de pragas.

O maior exemplo de MIP é na cultura da CANA, onde as Biofábricas criam em laboratório os inimigos para a liberação do campo e destruição da praga, é muito efetivo porém temos um problema : AGROQUÍMICOS

O mesmo agroquímico que mata a praga, também mata o inimigo natural, por isso dizem que o controle biológico nao é eficaz, e o motivo de pagarmos tão caro em frutas, verduras e demais vindas do campo, é justamente os agroquímicos, que encarecem muito o valor final do produto.

Vão me perguntar, nao seria mais fácil entao tirar os agroquímicos e usar apenas o C.B já que é tao eficaz ?
A resposta: Tentar mudar a cabeça de um produtor que mexe com isso a sei lá, 30 anos, é praticamente impossivel, e quando ele libera para voce fazer o controle biologico, o primeiro inseto que ele vê, ele já manda agroquimico em cima, matando tudo, inclusive os inimigos e encarecendo o produto final.
A título de curiosidade: Um hectare de Soja gasta - se normalmente 16 reais com agroquímicos,
é pouco né ? agora imagine o produtor que tem 100 mil hectares de soja! e quem vocês acham que paga esse valor no final ? NOS MESMOS !
Exemplo : Tomate na feira que vou todos os domingos, tá 5 reais o kilo. ABSURDO para um país produtor como o nosso.

Galera, um Abração e assim que encontrar algo interessante no meu curso postarei novamente, e peço que outros façam para mostrar também os cursos de graduação e ajudar as pessoas, pois a maioria aqui tem praticamente a idade de entrar em uma faculdade

eu nao ia ler tudo mais fico interessante kkkkkkk se loco o se o cara tive 50 ectares ja era eu fico pobresão ja rsrsrsrsrs imagine 100 ta bem doidao

MarcelloPicoli Escreveu:eu nao ia ler tudo mais fico interessante kkkkkkk se loco o se o cara tive 50 ectares ja era eu fico pobresão ja rsrsrsrsrs imagine 100 ta bem doidao

Como eu disse, o pior, é que somos nós, consumidores que pagamos essa conta :/
O governo deveria fazer um programa, ou um seguro para os produtores que implementarem o MIP para dar segurança aos produtores para fazer isto, sem o risco de perder colheita, mas eles querem mais é que as multinacionais venham com seus venenos agroquimicos para dar mais dinheiro aos corruptos

Como todo grander produtor o négocio e ganhar dinheiro rapido,usando quaquer tipo de forma para acelera a produção.

Mas é interesante o sony falar sobre seu curso,poucos fazem topicos dizendo oque aprendeu ea importancia disso.

Muitos so comentam em topicos de sacangem e brincaderias,coisas enteressantes so olham rapido e comentão topico fico muito grande,eu nao li o topico todo mas fico bom,vlw a inciativa.

Renan alves Escreveu:Como todo grander produtor o négocio e ganhar dinheiro rapido,usando quaquer tipo de forma para acelera a produção.

Mas é interesante o sony falar sobre seu curso,poucos fazem topicos dizendo oque aprendeu ea importancia disso.

Muitos so comentam em topicos de sacangem e brincaderias,coisas enteressantes so olham rapido e comentão topico fico muito grande,eu nao li o topico todo mas fico bom,vlw a inciativa.

preguiçoso !

Entao, como disse, maioria da galera do forum ta na epoca de vestibular, e tomei frente que sirva de exemplo para outros tambem ajudarem dando informaçoes sobre seus cursos para a galera que pretende escolher sua profissao !

@UP, qm se interessar pela área agrária ta ai uma pequena demonstração