•  
     

VOCÊ SABIA QUE DA FORMA EM QUE VOCÊ PISA INTERFERE NA SUA VIDA?

existe um tipo de calçado ideal para cada tipo de pisada? É isso mesmo! Existem várias maneiras de pisar o pé no chão e elas interferem na sua qualidade de vida. Saber o tipo de pisada é essencial para a escolha do sapato mais adequado. Isso pode beneficiar o desempenho da sua atividade física e também da sua caminhada cotidiana. Para conhecer o seu tipo de pisada, é preciso fazer uma avaliação especializada chamada baropodometria, exame que mapeia a distribuição da carga na sola do pé durante a caminhada. No entanto, algumas dicas podem indicar quais são os calçados mais apropriados.
Antes de tudo, é preciso saber que a pisada está relacionada às características do sistema locomotor, principalmente postura corporal, flexibilidade, força muscular e equilíbrio.
Muitas vezes, utilizar um sapato inadequado pode levar a alterações nas articulações dos pés e joelhos. Então, fique atento às dicas listadas abaixo:
– Existem basicamente três tipos de pisadas:
a) Neutra - pisada uniforme, impulsionada pelos três primeiros dedos dos pés;
b) Pronada - movimento pela parte interna do calcanhar, apoiando o peso na borda interna do pé;
c) Supinada – movimento impulsionado pelos últimos dedos dos pés.
De acordo com cada pisada é recomendado um tipo de sapato. Veja:
Para a pisada neutra, o calçado ideal deve ter amortecimento e estabilidade. Para a supinada, o sapato deve aumentar o amortecimento e a flexibilidade. Já para a pronada, o calçado deve ser menos flexível, com mais estabilidade e controle do movimento.
Lembre-se: uma pisada não amortecida sobrecarrega as coxas e a parte lateral dos joelhos. Então, é melhor ficar atento!
fonte:mechuta


Imagem