•  
     

VULCAO ENTRA EM ERUPÇAO NA NOVA ZELANDIA

Imagem

O vulcão Tongariro na Nova Zelândia: a última erupção significativa do vulcão Tongariro aconteceu em agosto passado depois de mais de um século de inatividade

Sydney - O vulcão Tongariro, localizado na Ilha do Norte da Nova Zelândia, entrou em erupção nesta quarta-feira e lançou uma coluna de cinzas de mais de 6 mil metros sobre uma de suas crateras, informaram fontes oficiais.

A agência governamental GNS Science indicou que a erupção ocorreu às 13h25 locais e elevou o alerta relativo à aviação ao nível 2 (vermelho) devido à intensa emissão de cinzas.

O Tongariro, situado no centro da Ilha do Norte, é composto por vários cones vulcânicos, sendo o Ngauruhoe o maior e mais conhecido deles.

A coluna de fumaça procede da cratera Te Maari, situado na face noroeste do Tongariro, zona que entrou em erupção em agosto passado depois de mais de um século de inatividade.

A Autoridade da Aviação Civil indicou que por enquanto não há nenhuma restrição aos deslocamentos aéreos, mas a companhia Air New Zealand decidiu cancelar quatro voos às localidades de Whakatane, Tauranga, Rotorua e Taupo.

fonte: exame.abril.com.br
 
se tivesse um video ia ser nice em
 
Deve ser bem manero, gravar um erupçao na ativa asuhasuh'
 
é tenso essas coisas