•  
     

[Tecnologia] Western Digital cria HDs com gás hélio para melhorar desempenho

A Western Digital criou discos rígidos de 3,5 polegadas que são preenchidos com gás hélio para aumentar a eficiência dos dispositivos. O gás é mais leve que o ar e possui menor resistência, fazendo com que o HD trabalhe mais rápido. Além disso, permite que a empresa adicione mais pratos a um drive e aumente a sua capacidade.


Imagem



O gás hélio produz menos arrasto sobre os componentes móveis de um drive, reduzindo o atrito e a temperatura

Com a utilização do gás, a WD já consegue colocar até sete pratos onde antes só cabiam cinco. O HD com hélio armazena 50% mais que as unidades convencionais, utiliza 23% menos energia e é 38% mais leve. Tudo isso, com a mesma altura dos HDs Ultrastar de 4TB da empresa.

Na prática, conforme explica o All Things D, “implementar 11 petabytes de armazenamento utilizando a tecnologia atual de drives requer 12 racks e 2.880 unidades de disco rígido, e cerca de 33 quilowatts de energia para rodá-los. Com a nova tecnologia baseada em hélio, você poderia fazer isto com oito racks e 1.920 drives, e rodá-los com 14 quilowatts.”

O primeiro HD com hélio é o 6TB Ultrastar He6. Ele tem 6TB, contra 4TB nas unidades convencionais, e, por enquanto, é direcionado a empresas de grande armazenamento de dados. O Netflix vai usá-lo para armazenar filmes e o CERN, um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no Mundo, para guardar seus experimentos.

Fonte
 
Tecnologia de hoje so evoluindo cada vez mais manin.
 
é mas a era HD vai se desvaindo ... vão acabar
 
baita inovação,
pena que não vai ser qualquer um a ter isso...
=D