•  

Zé pelintra

Bom galera aqui esta falando sobre o zé pelintra e mostrando quem ele é !

Imagem

Zé Pelintra

Zé Pelintra (também Zé Pilintra) é uma personagem folclórica e espiritual oriunda dos cultos ameríndios brasileiros, sobretudo, da umbanda e do catimbó).
Bastante considerado, especialmente entre os umbandistas, como o espírito patrono dos bares, locais de jogo e sarjetas, embora não alinhado com entidades de cunho negativo, é uma espécie de transcrição arquetípica do "malandro". No seu modo de vestir, bastante típico, Zé Pelintra é representado trajando terno completo na cor branca, sapatos de cromo, gravata grená ou vermelha e chapéu panamá de fita vermelha ou preta.
Apesar de ter importância religiosa tanto para os praticantes de catimbó quanto de umbanda, Zé Pelintra é entidade originária desta última[2]. A absorção da entidade de uma religião por outra se processou quando os grandes centros urbanos do sudeste do Brasil passaram a englobar antigas áreas rurais e estimular a migração de trabalhadores de outras partes do país, em seu processo de desenvolvimento. Na medida em que isso foi acontecendo, os sacerdotes do catimbó passaram a considerar Zé Pelintra como uma entidade pertencente, também, ao seu próprio culto.
Zé Pelintra é invocado quando seus seguidores precisam de ajuda com questões domésticas, de negócios ou financeiras e é reputado como um obreiro da caridade e da feitura de coisas boas.

ta loko ,curto isso não kkkkkk

huaha nada de mais mano

cara q Deus te ilumine meu fiih. Isso não e normal em uma pessoa, procura uma benzedera, uma igreja sei lá essas ____ toda ae junto quem sabe eles possam te ajudar.

SAI KPETA

lombardi ta precisando ir na igreja kkkkkkkkkkkkkk

kkkk , estou precisando ir na igreja pq ? srsrsrsr . Cada um tem sua crença !

Macumbeiro ! :icon_lol:

Macumba da ____ kskakska :S

P'h Escreveu:SAI KPETA